segunda-feira, 19 de março de 2007

Petrobrás, Braskem e Ultra compram o Grupo Ipiranga

Foi anunciado hoje, um dos maiores negócios do setor petroquímico dos últimos anos: a compra de todas as operações do Grupo Ipiranga pelo consórcio formado por Petrobrás, Braskem e Ultra.
O Grupo Ipiranga, divide na região Sul, há anos a primeira colocação como maior grupo empresarial, junto com a Gerdau. E no ano passado teve teve faturamento bruto recorde e lucro líquido de R$533,8 milhões. O Grupo tem a mior parte de seu patrimônio localizado em duas áreas, a petroquímica e a de distribuição de Petróleo. Tem em torno de 3,3 mil fúncionários.
Para o estado, a venda do Grupo Ipiranga, pode ser muito proveitosa, a expectativa do consórcio é de investimento na área, gerando ainda mais empregos e renda. Alguns especialistas, temem que a venda prejudique o crescimento do estado, pois acreditam que a entrada de capital e mão de obra de fora irá desqualificar os profissionais daqui. A venda do Grupo, estava anunciada há dois anos, não havia como ser contornada. Dos males o menor, com o advento da globalização, é melhor ver que o consórcio comprador pelo menos não é estrangeiro.

Nenhum comentário: