terça-feira, 20 de março de 2007
Briga pelo ensino
Na manhã de ontem, em Porto Alegre, durante uma discussão, a mãe de um aluno sem aulas há nove dias atacou a diretora da Escola Estadual Marina Martins de Souza, no bairro Partenon. A tensão causada por falta de professores nas escolas estaduais se materializou em agressão. Vinte e oito estudantes da 2ª série estão sem professor desde o início deste ano letivo. A Secretaria de Ensino, afirma que, devido à crise financeira do Estado, as convocações de novos professores estão suspensas. E que deverá ser feito até o fim do mês, uma relocação dos funcionários em atividades administrativas para suprir este problema. Enquanto aqui no Brasil, os pais tiverem que, literalmente, brigar para que seus filhos possam ter uma educação que está bem abaixo da média, diga-se de passagem, nossas próximas gerações tendem a passar pelo mesmo sofrimento de ver um país engatinhando e sendo dominado por nações potentes e bem administradas. A falta de um ensino de qualidade reflete em todo o resto, pois a educação é o fundamento principal para qualquer cidadão. Infelizmente, o Brasil ainda se nivela por baixo.
segunda-feira, 19 de março de 2007
Petrobrás, Braskem e Ultra compram o Grupo Ipiranga
Foi anunciado hoje, um dos maiores negócios do setor petroquímico dos últimos anos: a compra de todas as operações do Grupo Ipiranga pelo consórcio formado por Petrobrás, Braskem e Ultra.
O Grupo Ipiranga, divide na região Sul, há anos a primeira colocação como maior grupo empresarial, junto com a Gerdau. E no ano passado teve teve faturamento bruto recorde e lucro líquido de R$533,8 milhões. O Grupo tem a mior parte de seu patrimônio localizado em duas áreas, a petroquímica e a de distribuição de Petróleo. Tem em torno de 3,3 mil fúncionários.
Para o estado, a venda do Grupo Ipiranga, pode ser muito proveitosa, a expectativa do consórcio é de investimento na área, gerando ainda mais empregos e renda. Alguns especialistas, temem que a venda prejudique o crescimento do estado, pois acreditam que a entrada de capital e mão de obra de fora irá desqualificar os profissionais daqui. A venda do Grupo, estava anunciada há dois anos, não havia como ser contornada. Dos males o menor, com o advento da globalização, é melhor ver que o consórcio comprador pelo menos não é estrangeiro.
O Grupo Ipiranga, divide na região Sul, há anos a primeira colocação como maior grupo empresarial, junto com a Gerdau. E no ano passado teve teve faturamento bruto recorde e lucro líquido de R$533,8 milhões. O Grupo tem a mior parte de seu patrimônio localizado em duas áreas, a petroquímica e a de distribuição de Petróleo. Tem em torno de 3,3 mil fúncionários.
Para o estado, a venda do Grupo Ipiranga, pode ser muito proveitosa, a expectativa do consórcio é de investimento na área, gerando ainda mais empregos e renda. Alguns especialistas, temem que a venda prejudique o crescimento do estado, pois acreditam que a entrada de capital e mão de obra de fora irá desqualificar os profissionais daqui. A venda do Grupo, estava anunciada há dois anos, não havia como ser contornada. Dos males o menor, com o advento da globalização, é melhor ver que o consórcio comprador pelo menos não é estrangeiro.
Começa mais uma temporada da Fórmula 1
Na madrugada do domingo passado teve início, a temporada 2007 da Fórmula 1 com o Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália. Uma temporada que antes de começar, promoveu várias modificações na estrutura da competição buscando um nivelamento das equipes e com isso uma maior competitividade. Outro fator de modificação na temporada deste ano, é o grande número de pilotos estreantes.
A corrida teve quase duas horas de duração e quem esperava grandes emoções, teve que se contentar com assistir o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, largar na última posição e conseguir chegar no fim da corrida, após algumas ultrapassagens e beneficiamento por quebras, na sexta posição. O outro brasileiro, Rubens Barrichello, da Honda, não conseguiu desde que saiu da Ferrari, obter bons resultados, e no Grande Prêmio da Austrália, não foi diferente, ficou em um fraco décimo primeiro lugar.
No demais, a Fórmula 1 mostrou sua situação nostálgica e monótona, onde 22 "baratinhas" ficam correndo por inúmeras voltas sem emoção nenhuma. Infelizmente, o que foi visto, leva a crer que os soberanos da categoria tendem a continuar levando uma grande vantagem aos demais competidores e que a emoção da Fórmula 1 dos tempos de Nelson Piquet e Ayrton Senna ainda ficam como memórias de um tempo que não voltará.
A corrida teve quase duas horas de duração e quem esperava grandes emoções, teve que se contentar com assistir o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, largar na última posição e conseguir chegar no fim da corrida, após algumas ultrapassagens e beneficiamento por quebras, na sexta posição. O outro brasileiro, Rubens Barrichello, da Honda, não conseguiu desde que saiu da Ferrari, obter bons resultados, e no Grande Prêmio da Austrália, não foi diferente, ficou em um fraco décimo primeiro lugar.
No demais, a Fórmula 1 mostrou sua situação nostálgica e monótona, onde 22 "baratinhas" ficam correndo por inúmeras voltas sem emoção nenhuma. Infelizmente, o que foi visto, leva a crer que os soberanos da categoria tendem a continuar levando uma grande vantagem aos demais competidores e que a emoção da Fórmula 1 dos tempos de Nelson Piquet e Ayrton Senna ainda ficam como memórias de um tempo que não voltará.
domingo, 18 de março de 2007
Ínicio da história do blog
Meu nome é Diogo Di Franco de Oliveira e eu acabo de me formar em Comunicação Social - Hab. Jornalismo.
Como todo formando, tenho muita teoria e pouca prática. Pois infelizmente o mercado brasileiro de hoje é muito rigoroso com recém formados devido a escassez de emprego.
O blog Opinião Notícias é uma forma que eu encontrei de praticar meu estudo e aumentar minha experiência sobre jornalismo, que ao mesmo tempo suprirá a minha necessidade de escrever.
A idéia para o blog é ser uma coluna diária, onde comento e opino sobre notícias importantes que foram veiculadas no dia.
Como todo formando, tenho muita teoria e pouca prática. Pois infelizmente o mercado brasileiro de hoje é muito rigoroso com recém formados devido a escassez de emprego.
O blog Opinião Notícias é uma forma que eu encontrei de praticar meu estudo e aumentar minha experiência sobre jornalismo, que ao mesmo tempo suprirá a minha necessidade de escrever.
A idéia para o blog é ser uma coluna diária, onde comento e opino sobre notícias importantes que foram veiculadas no dia.
Assinar:
Postagens (Atom)